CUIDAR DE QUEM CUIDA

Descrição

PROJETOS SOCIAIS ABPP-RS

“Diferente de uma concepção assistencial, os projetos sociais se inscrevem num horizonte de construção de direitos e afirmação cidadã. Sua ênfase é a noção de justiça social, o que somente pode ser alcançado através da participação e do exercício da cidadania” (STEPHANOU, 2003, p. 25).*

 

A ABPp-RS possui um grupo de apoio psicopedagógico que oferece suporte a instituições parceiras, por meio do Projeto Social “Cuidar de Quem Cuida”, desde 2019. Este projeto tem como objetivo disponibilizar serviços de psicopedagogia na abordagem clínica e institucional às comunidades de cunho social, como ONGs e instituições filantrópicas, com o propósito de estabelecer uma rede de atendimentos e assessorias de acordo com as necessidades de cada espaço.

AÇÕES DO VOLUNTARIADO

Considerando os diversos fatores que dificultam o processo de aprendizagem, podemos mencionar a situação de vulnerabilidade econômica e social das pessoas que estão inseridas nesses contextos, inclusive a impossibilidade de acesso ao acompanhamento psicopedagógico desses sujeitos. Portanto, a iniciativa busca atender não apenas essas pessoas, mas também a todos os envolvidos em seus processos de aprendizagem. Nesse sentido, contamos com o apoio de psicopedagogos voluntários associados à ABPp-RS, que colaboram nesse trabalho de forma altruísta. Em contrapartida, a ABPp-RS oferece aos psicopedagogos voluntários supervisão e formação continuada, com o objetivo de aprimorar suas práticas e promover a troca de experiências por meio de encontros e estudos.

INSTITUIÇÕES BENEFICIADAS/ PÚBLICO-ALVO

Atualmente, a ABPp-RS está presente por meio do Projeto Social, no Educandário São João Batista (Porto Alegre) e no Acolher São Léo - grupo de adoção (Sapucaia do Sul e São Leopoldo). Nesses espaços, oferece atendimentos a grupos de professores, pais, crianças e adolescentes, buscando ressignificar o dia a dia destes sujeitos prevenindo dificuldades de aprendizagem, qualificando suas ações.

*STEPHANOU, L. (et al). Guia para elaboração de projetos sociais. São Leopoldo, RS: Sinodal, Porto Alegre/RS: Fundação Luterana de Diaconia, 2003.

 

Presidente: Monica Pagel Eidelwein

Vice-presidente: Rosanita Moschini Vargas 

Coordenação dos Projetos Sociais: Carmina Geanini Nunes Monteiro de Souza

 

Pronto para associar-se à ABPp?

Veja mais informações clicando ao lado ou entrando em contato com a ABPp.
Tipos de Associação | Contato